15 Ideias Para Tornar a Sua Casa Maior Sem Mudar de Casa

1. Pintar com Tons Claros

As cores claras reflectem a luz, natural ou artificial, ampliando visualmente os espaços. Os tons bejes e pastéis são perfeitos para iluminar e “alargar” uma divisão pequena.

Não se esqueça das portas e respectivas aduelas – em casas mais pequenas deverão ser brancas e “camuflar-se” com as paredes.

Os rodapés devem ser da mesma cor das paredes e não da cor do pavimento, que produz o efeito visual de reduzir a altura das paredes.

Muna Meble PI

2. Equilíbrio

O facto do espaço ser pequeno não significa que deva comportar objectos mais pequenos e em maior quantidade. Deverá haver um equilíbrio entre uma peça com mais impacto, um sofá, um tapete ou uma poltrona dominante e outras peças em menor quantidade

3. Paleta Monocromática

Deverá optar por seguir uma paleta de tons da mesma cor como base e, no máximo, alguns (poucos) apontamentos decorativos e  de pequena dimensão.

4. Incluir Espelhos

Os espelhos são excelentes aliados na ampliação visual de espaços. No entanto, é preciso pensar muito bem a sua localização – nunca devem ser colocados de forma a reflectir uma cama ou zona de repouso, nunca devem reflectir zonas que habitualmente estão desorganizadas, e nunca devem ser usados em excesso, pois criam desconforto e cansaço.

Pode optar por colocar um espelho em frente a uma janela por onde entre luz natural ao amanhecer ou ao entardecer.

Para ampliar espaços pequenos devem ser utilizados espelhos rectangulares ou quadrados. Se cobrir uma parede inteira, vai automaticamente duplicar a área dessa divisão.

5. Peças de Mobiliário Com Arrumação

Na escolha de mobiliário e componentes, opte sempre por elementos que tenham mais arrumação. Por exemplo, uma mesa de centro com gavetas ocultas, um sofá ou um pufe com arrumação, uma consola no hall de entrada com gavetas, etc.

6. Organização

Ironicamente, é mais fácil perder um objecto numa casa pequena do que numa casa grande…

Tirou?? = Devolve!!!

É um lema que funciona muito bem e que se ultra recomenda em todas as casas, sobretudo em casas pequenas. Cada objecto deve ter o seu lugar definido e quando é retirado e usado, deve ser “devolvido ao ponto de partida”!

É verdade…não há milagres nem ilusionismo e é mesmo assim tão simples!

7. Deixe a Casa Respirar

Dê espaço à mobília e aos bibelots decorativos, abra janelas, deixe entrar a luz natural, as cortinas esvoaçar e entrar ar novo dentro de casa!

Móveis encostados uns aos outros, livros e bibelots que cobrem a quase totalidade dos móveis, gavetas e armários a abarrotar, apenas contribuem para que a sua casa pareça ainda mais pequena do que é na realidade, promove o acumular de pó e até o famoso cheiro a mofo…um banquete para traças, alergias e afins…

8. Use o Tecto

Usamos tantas vezes a expressão “ter um tecto para morar” e depois negligenciamos a sua importância na decoração e impacto na nossa casa…

Tectos muito altos são habitualmente encontrados em casas antigas que, muitas vezes tem áreas pequenas. Para reduzir visualmente a altura dos tectos, poderá pintar com um tom mais escuro que as paredes. Outra ideia que resulta muito bem atraindo o olhar para o tecto, é aplicar um elemento decorativo – um geométrico, floral ou roseta em gesso/EPS (Poliestireno Expandido) ou até mesmo aplicar uma tela com impressão de uma imagem.

9. Versatilidade

Uma mesa de refeição que abre e fecha consoante a necessidade, uma secretária que fica oculta quando não é precisa, bancos que se fecham e arrumam facilmente, etc. Opte por peças funcionais e versáteis.

10. Vá Comer Fora… Ponha a Mesa na Varanda

Tem uma varanda?

Por mais pequena que seja, pode sempre criar uma solução à medida para usufruir de um espaço lá fora que já é seu!

Uma mesa pequena (pode ser dobrável), umas cadeiras ou bancos, um tapete de relva artificial, umas plantas, velas/lanternas… E já tem um espaço exterior onde pode fazer uma refeição, trabalhar ou relaxar!

11. Iluminação Certa é Fundamental

Numa casa com áreas reduzidas devemos ter especial atenção à iluminação.É muito importante deixar entrar a luz natural e, ao mesmo tempo,  pensar a colocação de luminárias nos pontos correctos para compensar a sua ausência. Evite zonas escuras, opte por luminárias de pequena dimensão e de linhas muito simples (quase invisíveis), e tenha muita atenção à temperatura de luz, optando por lâmpadas entre os 3000K e os 4000K – contrariamente ao que se pensa, o hábito antigo de usar a chamada luz branca ou fria é errado pois esta luz promove o cansaço ocular (especialmente em espaços com superfícies brancas, cozinhas, casas de banho, mesas de trabalho) e realça todas as imperfeições, incluindo da nossa pele… Luz branca é indicada para espaços de cuidados de saúde e estética. A vossa cozinha não é um bloco operatório!

12. Ambientes Integrados

Uma sala de jantar e de estar na mesma área, uma zona de trabalho integrada na sala ou mesmo na cozinha, uma sala que se transforma num quarto de visitas quando é necessário, etc.

Cada vez mais existem solução arquitectónicas e de design de mobiliário para dar resposta a estas necessidades de integrar diferentes ambientes num só.

13. Nichos Úteis e Bonitos

Os nichos, pequenos espaços abertos nas paredes da própria casa ou integrados no mobiliário, podem ser bastante úteis e práticos para arrumaçáo e decoração.

Simétricos ou não, pode colocar na sala na zona da TV, no quarto, na casa de banho e até na cozinha ou hall de entrada. Uma forma de os dessimular é pintá-los da mesma cor da parede. Se os quiser destacar, pinte com uma cor mais viva, como apontamento decorativo, ou instalar iluminação led.

14. Linhas Simples e Minimalistas

Mobiliário e decoração ao estilo minimalista não é uma questão de moda, mas sim uma óptima solução para casas pequenas onde cada detalhe pode fazer a diferença. Demasiado ruído visual transmite uma sensação de espaço cheio e desordenado, enquanto que peças com linhas mais direitas e simples promovem a sensação de organização e inspiram tranquilidade e foco no essencial.

15. Portas de Correr

Uma porta convencional precisa de muito mais espaço livre para abrir e fechar. As portas de correr permitem que esse espaço seja aproveitado de melhor forma e são igualmente funcionais.

Estas portas podem correr dentro ou fora da parede, sendo que a solução de correr dentro da parede, exige obras e uma maior espessura na parede. Aplicando uma calha no esterior da parede, torna esta solução mais simples e fácil de instalar.

MUDE Home & Life

criamos espaços a pensar em pessoas

Para mais informações: mude@mude.com.pt